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Vereador Gedeão aponta vantagens no projeto de padronização dos táxis

Vereador Gedeão aponta vantagens  no projeto de padronização dos táxis

MANAUS 24.04.16 VEREADOR GEDEAO AMORIM (PMDB) DURANTE SESSAO PLENARIA DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS (CMM). FOTO:TIAGO CORREA/CMM.

A proposta do vereador já passou pela Comissão de Constituição e Justiça da CMM (Tiago Corrêa)

 

MANAUS – O presidente da Comissão do Serviço Público da Câmara Municipal de Manas (CMM), vereador Gedeão Amorim (PMDB), apontou as vantagens do seu Projeto de Lei 110/2017, que padroniza a identidade visual dos  táxis que circulam na capital.  A proposta passou pela aprovação da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, na semana passada.

Gedeão apontou pelo menos três benefícios aos taxistas caso o projeto seja aprovado na CMM. O primeiro é o combate aos veículos clandestinos, que atuam como taxistas sem a autorização legal do município, a segurança dos motoristas uma vez que a padronização ajudará no monitoramento do serviço pela polícia e o diferencial que os novos táxis terão em relação aos veículos do aplicativo Uber.

 “Os prejuízos com assaltos e o risco de morte que os taxistas correm regularmente é um valor incalculável se comparado à quantia que será investida para a padronização dos carros. Sem citar o aumento da segurança à população que utiliza esse serviço, logo, essa diferença fará com que os taxistas aumentem, inclusive, a renda”, garante o vereador.

A questão também levantada pela categoria, em relação ao serviço Uber, que tornou-se concorrente direto também é usada para defender o projeto. “Mais um motivo para que a categoria se preocupe em prestar um serviço com mais qualidade e segurança. Se elevamos a padronização, elevamos também a confiabilidade do cliente”, ressalta Gedeão.

Mudanças

O Projeto de Lei 110/2017 pretende padronizar os táxis da cidade com faixas laterais para fácil identificação e coibir os veículos que atuam clandestinamente ajudando na fiscalização “Com isso o transporte de passageiro clandestino também será coibido e caberá à Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) executar a regulamentação. O taxista também ganha nesses aspecto, não tendo mais  a concorrência ilegal”, explica Amorim.

As experiências de outras cidades sobre a questão  e dados do Sindicato dos Taxistas do Amazonas (Sintax-AM) embasaram o projeto de lei do vereador. “A personalização dos táxis em cidades com Bogotá na Colômbia (referência no serviço de transporte urbano) e Brasília, nossa capital federal, resultou na melhoria da segurança para os passageiros de transporte individual”, concluiu o parlamentar.