Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cenário

Vereadores rejeitam moção de repúdio contra David Almeida

A moção foi proposta após conflito em uma coletiva de imprensa

Vereadores rejeitam moção de repúdio contra David Almeida

(Foto: Divulgação)

MANAUS – Com 28 votos contra e nove a favor, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) rejeitou, nesta segunda-feira (07), uma moção de repúdio contra o prefeito David Almeida (Avante). A moção foi proposta pelo vereador Raiff Matos (DC) após um conflito do prefeito com um repórter.

O episódio aconteceu durante uma coletiva de imprensa, no dia 27 de outubro, na qual o prefeito deu esclarecimentos sobre a denúncia de um suposto envolvimento com uma facção criminosa nas eleições de 2020.

(Foto: Reprodução/CMM)

“Essa moção de repúdio se trata de uma colocação infeliz numa entrevista que o prefeito David Almeida deu, no meu ponto de vista, equivocada, […] independente de quem quer que seja, imprensa A ou imprensa B, não cabe ao líder do Poder Executivo dizer que “vai banir vocês”. […] Foi um ato infeliz”, justificou o autor da moção.

Leia mais: ‘Dossiê desqualificado’, afirma David Almeida sobre relatório de suposta ligação com facção criminosa

Para a maioria dos vereadores, a reação do prefeito foi a altura, uma vez que o repórter estaria agindo de forma “tendenciosa”. “Alguém foi plantado ali para tentar desestabilizar o prefeito”, defendeu o vereador Mitoso (PTB).

“Deve ser extremamente lamentável você ser associado com o tráfico de drogas. […] De uma hora para outra ele [David Almeida] vê a sua história manchada, pedidos de esclarecimento, pessoas tentando macular sua reputação, a história dele. De fato, isso mexe com qualquer ser humano”, argumentou Eduardo Alfaia (PMN).

“Quando o prefeito falou em ‘banir’, ele não falou para banir os portais os blogs, a imprensa, mas para banir aquele tipo de imprensa, muitos que não são profissionais”, defendeu Allan Campelo (PSC).

Entre os vereadores que foram a favor da moção de repúdio estão Amom Mandel (Cidadania), Rodrigo Guedes (Republicanos), Capitão Carpê Andrade (Republicanos) e William Alemão (Cidadania).

Após a votação, a presidente da Comissão de Ética da Casa, vereadora Glória Carrate (PL) esclareceu que a comissão não foi provocada oficialmente, mesmo assim, convocou uma reunião para debater sobre o assunto.

Relembre o caso

Durante a coletiva, o repórter teria contestado o prefeito, mesmo sem haver investigação em curso sobre a denúncia, pelo que David Almeida chamou o profissional de “jornalista de bodó”. Ele apresentou ainda uma foto do repórter com o candidato Eduardo Braga (MDB).

O veículo de comunicação do qual o repórter está representando fez cobertura das eleições deste ano em defesa de Braga e contra o governador Wilson Lima, que firmou aliança com o atual prefeito.