Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Vídeo: deputado Bessa reclama de Plenário vazio na Aleam: ‘Meu Deus, que coisa difícil!’

Desde o período pandêmico, quando as reuniões tomaram formatos híbridos, o número de parlamentares despencou ainda mais

Vídeo: deputado Bessa reclama de Plenário vazio na Aleam: ‘Meu Deus, que coisa difícil!’

Foto: Reprodução/Internet

MANAUS “Meu Deus, que coisa difícil!”, reclamou o deputado Carlinhos Bessa (PV), na manhã desta terça-feira (14), na ocasião em que deveria ocorrer a votação dos requerimentos na Casa Legislativa. Bessa advertiu os colegas, fez uma pausa e conferiu a quantidade de parlamentares presentes. Havia dez deles somente. Esse tipo de situação constrangedora tem sido rotina na Casa.

Leia mais: Nicolau é alvo de ironia na Aleam: ‘me nego a votar matéria de deputado ausente’

“Senhores deputados, acredito que nós temos na Casa, aqui, a deputada Therezinha e o deputado Péricles. Se os dois descerem nós teremos quórum para fazer a votação dos requerimentos. Nós temos aqui 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 deputados. Meu Deus, que coisa difícil!”, reclamou o vice-presidente da Casa, deputado Carlinhos Bessa (PV).

Leia mais: Atrasos, atestados e faltas marcam volta dos deputados à rotina presencial na Aleam

Após uma leve observação, ele lembrou e novamente suplicou: “o deputado Wilker também está na Casa, por gentileza, se alguém conseguir chamá-lo”.

Para que projetos e requerimentos sejam votados, o Regimento Interno exige que aos menos um terço dos deputados estaduais do Amazonas estejam presentes no Plenário para manifestarem seus posicionamentos. Ou seja, dos 24 deputados, é necessária a presença de 13 para haver a votação.

No entanto, virou rotina a escassa presença dos parlamentares nas sessões, e desde o período pandêmico, quando as reuniões tomaram formatos híbridos, o número de parlamentares despencou ainda mais. O que não mudou mesmo com o fim das atividades no formato híbrido, o que, constantemente, resulta na falta de quórum no momento das votações.

Leia mais: Aleam acaba com sessões híbridas após ano marcado por plenário vazio

Há circunstâncias em que nem mesmo o próprio parlamentar autor do projeto colocado em votação se faz presente durante a sessão na Casa Legislativa. Outro fator comum é o fato de em dias de votação, com tantos assuntos relevantes, os deputados utilizarem o espaço para eleger assuntos fúteis e sem nenhum benefício à comunidade.

Leia mais: Deputados do Amazonas se reúnem para aprovar Dia do Detox e do Influenciador Digital

Desde o dia 3 de maio foi determinado que as sessões sejam 100% presenciais por parte dos deputados, o que não acontece na sua totalidade. Na sessão plenária da última quarta-feira (14) somente 17 deputados marcaram presença. Porém, mesmo quando há um número maior de parlamentares no Plenário, pouquíssimos deles permanecem até o fim dos debates, nas atividades que chegam, quando muito chegam, há 2 horas e meia, como a sessão de hoje que começou às 9h14 e terminou às 11h08, totalizando cerca de 2 horas e 53 minutos de sessão plenária.

Assista: