Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cenário

Wallace Oliveira exige máscara dos jornalistas na CMM, mas ignora aglomerações dos políticos na Casa

Vice-presidente pediu que jornalistas não aglomerassem na sala de imprensa, mas não faz o mesmo com os colegas e convidados ilustres

Wallace Oliveira exige máscara dos jornalistas na CMM, mas ignora aglomerações dos políticos na Casa

Foto: Robervaldo Rocha

Manaus, AM – No dia em que se comemora o Dia do Repórter, nesta quarta-feira (16), o vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wallace Oliveira (Pros), resolveu interferir no trabalho dos jornalistas tanto de dentro da Casa Legislativa quanto dos profissionais externos, sob a justificativa de evitar aglomeração dentro da área destinada à categoria. O mesmo tratamento, porém, não acontece quando os vereadores recebem visitas de autoridades como o prefeito David Almeida e outros secretários municipais. E nem é seguido rigorosamente por ele, que aparece sem máscara nessa foto.

A sala de imprensa, como é chamada, é um espaço pequeno e dividido por assessores de comunicação e repórteres de diversos veículos, com uma visão privilegiada para o plenário da CMM. Lá, os jornalistas podem acompanhar a sessão presencialmente.

Com a sala um pouco mais cheia que o normal, nesta quarta-feira, o vereador Wallace pediu, por meio de sua assessoria, que os profissionais não aglomerassem dentro do ambiente, além de ordenar o uso de máscara e que se o local ficasse muito lotado, seria necessário que eles se retirassem.

Parecendo uma orientação sensata de quem se preocupa com a covid-19, o aviso não foi bem aceito pelos jornalistas presentes no momento, uma vez que, no mesmo instante, rebateram a regra alegando que nem mesmo Wallace usa máscara de proteção regularmente.

“Mas a partir do momento que se cobra, ele tem que dar o exemplo. Ele é o primeiro a andar aqui sem máscara”, disse uma jornalista.  

A mesma regra não é atribuída a algumas sessões que geram aglomeração na CMM, como os eventos de homenagem a personalidades políticas, por exemplo. Uma delas foi a sessão reservada para homenagear o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Renato Júnior.

Leia mais: Puxadinho da prefeitura: CMM cancela sessão para homenagear secretário de David Almeida

O evento ocorreu em dezembro de 2021 e ocupou um dia inteiro de expediente na CMM, atrasando as pautas da Casa. Além disso, a sessão de homenagem somou uma grande quantidade de pessoas convidadas participando presencialmente, inclusive, muitas sem máscara; Wallace Oliveira não disse nada nesse dia.

Leia mais: David Almeida faz visita surpresa à CMM e vereadores aproveitam para ‘tietar’ o prefeito

Outro momento que causou aglomeração, e o vice-presidente da Casa não interferiu, foi quando o prefeito David Almeida fez uma visita surpresa aos vereadores na CMM, em novembro de 2021. Durante a visita, vários parlamentares ‘tietaram’ o prefeito e promoveram uma aglomeração para tentar tirar foto com o chefe do Executivo.

Nesses casos citados, não houve limitação de pessoas; todavia, para a imprensa que vai à Casa Legislativa a trabalho, o vereador Wallace decidiu impor a regra. “Isso só vale para a gente? Porque quando o prefeito está aqui é a maior algazarra […] sem máscara, entre um monte de gente!”, questionou uma jornalista.

Procurada pela reportagem para esclarecer ou dar algum posicionamento sobre a situação, a Diretoria de Comunicação da CMM informou que a medida é para reforçar os cuidados e prevenção contra a covid-19, mas nada falou sobre as aglomerações que ocorrem eventualmente durante cerimônias e visitas de autoridades na Casa Legislativa, como por exemplo as citadas nesta matéria.

“Sobre o questionamento, a Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Manaus (CMM) reforça que a Casa legislativa segue cuidados sanitários necessários ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, como o uso de máscara nas dependências da Instituição, assim como no plenário e espaços correlatos. E que as mesmas medidas sanitárias são direcionadas ao público interno e ao externo, que frequenta o dia a dia da Câmara de Manaus. Tais cuidados sanitários são seguidos desde o início da pandemia, que incluiu ainda a adoção da participação híbrida dos vereadores nas sessões plenárias, ou seja, de forma presencial ou remota – online, com exibição no telão do plenário da CMM. Para a presidência e a mesa diretora, a saúde de vereadores, servidores, colaboradores em geral e o público externo que frequenta a CMM é o mais importante”, diz a nota.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.