Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

TRE-AM nega pedido de impugnação e aprova candidatura de Henrique Oliveira

Henrique Oliveira foi o último candidato ao governo do AM a ter o registro aprovado pela Justiça Eleitoral.

TRE-AM nega pedido de impugnação e aprova candidatura de Henrique Oliveira

Foto: reprodução

MANAUS – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) negou o pedido de impugnação contra a coligação “Amazonas pode Mais”, composta pelo PROS e pelo Podemos, que tem como candidato ao governo, Henrique Oliveira (Podemos), nessa terça-feira (13).

Após a decisão, a Corte eleitoral deferiu o registro de candidatura do ex-vice-governador do Amazonas. A informação pode ser confirmada no site de divulgação de candidaturas da Justiça Eleitoral .

O pedido havia sido interposto pelo candidato a deputado estadual Marcelo Augusto do Santos (PROS). O candidato argumentou a “invalidade da convenção realizada pelo PROS no dia 04/08/2022”. No entanto, a coligação destacou ter sido decidido pelo TRE-AM que a convenção válida do PROS é a de 04 de agosto pretérito, e não a de 5 de agosto.

Leia mais: Pros desfaz aliança com Amazonino e apoiará Henrique Oliveira para o governo do AM

O Ministério Público Eleitoral (MPE) opinou pela improcedência do pedido “considerando que a impugnação em tela não ataca a legitimidade de nenhum dos candidatos, mas sim a existência da própria coligação, e já havendo decisão no sentido de validade da convenção realizada pelo PROS em 04.08.2022”.

No julgamento dessa segunda-feira, os membros do tribunal votaram, por unanimidade, em consonância com o parecer ministerial, declarando que a coligação está habilitada para lançar candidatos ao cargo de governador e vice-governador.

Processos pendentes

Na próxima quinta-feira (15), a Corte eleitoral vai julgar os Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) relativos ao cargo de deputado federal e estadual.

Os candidatos apontados pelo PROS nos DRAPs em análise foram escolhidos em convenção partidária presidida pelo ex-presidente estadual da legenda, Osvaldo Cardoso Neto, no dia 5 de agosto. Ata da convenção em questão inclui o ex-governador do Amazonas, José Melo.

Leia mais: MPE mantém impugnação e José Melo segue fora das eleições