Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Cenário

Bois de Parintins proíbem uso de imagem em eventos políticos após recepção a Menezes

Na chegada a Parintins, Coronel Menezes foi recebido pelo Boi Caprichoso, mas a associação destacou que não autorizou o uso de imagem do bumbá em eventos políticos

Bois de Parintins proíbem uso de imagem em eventos políticos após recepção a Menezes

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – Depois da repercussão da visita em Parintins do pré-candidato ao Senado Federal, o Coronel Alfredo Menezes, os bois-bumbás resolveram se pronunciar em razão de parte dos amantes do Festival Folclórico de Parintins se revoltar com o uso da imagem do boi para cunho político.

Menezes está percorrendo os municípios do Amazonas como parte da pré-campanha. No entanto, a presença do Boi Caprichoso na recepção do pré-candidato foi também uma forma de anunciar a ida do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) para a Ilha Tupinambarana, para apreciar o Festival de Parintins.

“Presidente, boa tarde, estamos chegando em Parintins, na terra do Caprichoso e do Garantido. Nós estamos com a torcida do Caprichoso e todo mundo vai mandar um abraço para o senhor”, disse o coronel em um vídeo compartilhado nas redes sociais.

Leia mais: David tenta mostrar uma Manaus ‘perfeita’, mas é cobrado por internautas

Apesar de preparar a ida do presidente a Parintins, somente a imagem do Boi Caprichoso foi utilizada para a recepção. Vale lembrar que a “guerra dos bois” é dividida entre azul e vermelho, o que remete a “divisão” na política, entre esquerda e direita.

Em um vídeo que viralizou em 2018, o presidente Bolsonaro revelou para qual boi iria a sua torcida e, sem surpresa, escolheu o boi-bumbá azul, mas não deixou de alfinetar a cor vermelha e fazer referência ao Partido dos Trabalhadores (PT), a sigla rival do presidente.

Leia mais: Exclusivo: ‘eu sonho com uma Câmara que o presidente seja democrático’, diz Gilmar Nascimento em seu retorno

“Pessoal de Parintins, um grande abraço. Eu sou mais azul do que vermelho!”, afirmou o presidente, bem- humorado. Também é importante lembrar que, durante a campanha eleitoral, Bolsonaro falou em “banir os vermelhos” do Brasil.

Sem autorização para eventos políticos

Ainda no vídeo, Coronel Menezes afirmou que estava ao lado da torcida do Boi Caprichoso, porém, as duas torcidas oficiais do bumbá, Raça Azul e Força Azul e Branca, não estavam presentes no local. Ou seja, tanto a torcida quanto o boi não são oficiais, além de não serem autorizados para fazer campanha política.

Por conta da repercussão e do uso de imagem do Boi Caprichoso, o bumbá resolveu se pronunciar sobre o ocorrido. Em nota divulgada à imprensa, a associação cultural destacou que não autoriza o uso da imagem do boi, além dos itens oficiais e da torcida, para fins político-partidários.

“Não sabíamos que Boi Caprichoso seria levado para uma recepção no aeroporto de Parintins. Ressaltamos, ainda, que nem o boi que foi levado nem o tripa eram os oficiais; nem oficiais nem substitutos”, diz um trecho da nota assinada pelo presidente Jender Lobato.

Leia mais: Comitê Amazonas de Combate à Corrupção denuncia café e açúcar superfaturados na CMM

Menezes
Foto: Divulgação

A nota ainda ressalta que o Boi Caprichoso não tem um lado político, portanto, não faz campanha eleitoral. Além disso, os representantes do bumbá também afirmaram que os responsáveis que levaram o boi para a recepção serão autuados.

“Em um contexto de polarização político-partidária, não nos posicionamos. Acolhemos, em diferentes contextos, a todos os visitantes e colaboradores de nossa Associação Cultural. Recebemos de braços abertos, como o contrário aliás, diferentes autoridades da República e do Estado do Amazonas, todas eleitas democraticamente. Mas, não fazemos campanha nem temos lado, pois nosso partido é a cultura popular e a preservação do patrimônio”, disse.

Leia mais: Após anúncio da vinda de Bolsonaro ao AM, grupo de direita faz adesivaço na Autaz Mirim

Mesmo sem ter a imagem exibida no vídeo, o Boi Garantido também se posicionou em relação ao uso de imagem. Por meio de nota, a associação pontuou que está “terminantemente proibida” a participação do boi-bumbá vermelho em eventos de natureza político-partidário sem a autorização do presidente. “A insistência será considerada como “ato infracionário” e terá pronta-resposta da diretoria do Boi Garantido.”

Menezes

Repercussão é ‘mimimi’

Em nota, a assessoria do pré-candidato afirmou que realizaram uma solicitação para os bois Garantido e Caprichoso, para que as figuras da cultura estivessem presentes na recepção de Menezes em Parintins. “A solicitação foi enviada para ambos de forma protocolar e autorizada oficialmente pelo Caprichoso, para apanhar o boi de pedestal no curral Zeca Xibelão, e negada pelo Garantido”, ponderou.

No entanto, Coronel Menezes declarou que não vai se pronunciar sobre o assunto, pois é torcedor e tem carinho pelas associações folclóricas. Ainda de acordo com ele, a repercussão do vídeo e as opiniões das pessoas são “mimimi”.

Leia mais: Aliados de Bolsonaro defendem Tarcísio no Republicanos na disputa por SP

“As pessoas estão fazendo muito mimimi. Respeito e admiro as duas agremiações, que são responsáveis em fazer um dos maiores eventos folclóricos do mundo. Torço para que o Festival continue acontecendo com todo o seu brilhantismo, conquistando admiração do mundo”, comentou, ao salientar que Bolsonaro deverá participar este ano do evento, no mês de junho, em Parintins.

Menezes

Posicionamento político

O Boi Caprichoso ainda declarou que a imagem do bumbá não deve ser associada aos políticos, mas que os membros da associação são livres para ter o próprio posicionamento, desde que estejam em conformidade com os limites da democracia.

“Isso não deve ser confundido, em momento algum, com a posição oficial do Boi-Bumbá Caprichoso”, afirmou a associação. Vale ressaltar que, durante as eleições presidenciais, os itens oficiais do boi azul se posicionaram contra o presidente Bolsonaro.

Leia mais: Luiz Castro ‘paz e amor’ está de volta ao jogo: ‘não estou a fim de entrar em bate-boca’

Não foi somente nas eleições que os membros do Boi Caprichoso se posicionaram. Durante a pandemia, os itens oficiais fizeram duras críticas ao chefe da República, além de se declararem a favor do impeachment de Bolsonaro.

Fora das redes sociais e dentro da arena do Bumbódromo, é importante lembrar que as pautas abordadas durante o Festival Folclórico de Parintins são contrárias ao pensamento defendido pelo presidente Bolsonaro, como o fim da atividade de garimpo.

Menezes

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.