Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Braga usa bengala e cadeira de rodas em encontro com Wilson

Braga sofreu um acidente ao descer a escada do avião e com dificuldade de locomoção chegou ao Senado para o encontro com o governador do Amazonas.

Braga usa bengala e cadeira de rodas em encontro com Wilson

Senador Eduardo Braga (Foto: Instagram Eduardo Braga)

Manaus (AM)-  O relator da Reforma Tributária, senador pelo Amazonas Eduardo Braga (MDB), apareceu no Congresso Federal, nessa terça-feira (29), usando bengala e cadeiras de rodas durante o encontro com governadores de vários estados, incluindo o governador do Amazonas, Wilson  Lima (UB), seu rival nas Eleições de 2022.

Na chegada ao Senado, Braga caminhou com apoio de uma bengala e, ao circular na Casa, depois foi possível observar que ele precisou usar uma cadeira de rodas, com sistema elétrico, para se locomover no recinto.

O emedebista publicou um vídeo em suas redes sociais, o que fez com que os internautas percebessem que o senador estava um pouco debilitado (dificuldade de locomoção. Um deles chegou a indagar o motivo de o senador estar naquela situação.

“Agradecemos o cuidado e atenção. O senador Eduardo Braga sofreu um acidente ao descer a escada do avião, se desequilibrou e torceu o joelho”, escreveu a assessoria de comunicação do parlamentar.

Por meio de nota enviada ao Portal AM1, a equipe de Braga confirmou que o incidente ocorreu durante agenda política que ele cumpria, no trecho Brasília – São Paulo. A equipe reforçou que ele não precisou passar por nenhum procedimento cirúrgico, somente está seguindo o acompanhado de um médico ortopedista.

O encontro com governador no Senado, ocorrido ontem, foi para que os  executivos estaduais junto ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, discutissem o texto da reforma e, assim, chegarem a uma simplificação tributária com a nova reforma, segundo destacou Pacheco.

“Acredito que, por meio da permanente disposição ao diálogo, conseguiremos aprimorar a matéria vinda da @camaradeputados conforme as expectativas de um país que quer crescer e gerar emprego, com justiça social e desenvolvimento econômico”, escreveu Braga após a reunião.

A PEC 45/2019 propõe a extinção de cinco impostos, entre eles o ICMS (estadual) e o ISS (municipal), e a criação de um tributo único, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), o que deve influenciar na receita dos estados, algo que faz com estados como o Amazonas, arrecadem menos.

Amazonas

Wilson Lima também esteve no encontro e, inclusive, conversou de forma harmoniosa com Braga. Em alguns cliques publicados nas redes sociais, o governador e o senador aparecem juntos..

Braga e  Wilson se enfrentaram nas eleições de 2022. Na época, trocaram “farpas” durante campanha eleitoral e adversários diretos.

Mas, ao que tudo indica, eles deixaram os desafetos de lado para focar na proteção do Amazonas bem como da Zona Franca de Manaus (ZFM) no texto da reforma, que deve ser votado até outubro no Senado.

“Estivemos hoje no Congresso para tratar da reforma tributária e fiz questão de reforçar a importância da Zona Franca de Manaus para o desenvolvimento econômico e social, não só do Amazonas, mas do Brasil. Além disso, o modelo é fundamental para a preservação da floresta. O Brasil precisa entender que o Amazonas não é só da Amazônia, o Amazonas é do Brasil”, escreveu Wilson nas redes sociais.

LEIA MAIS: