Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

CMM ‘esquece’ aniversários de vereadores de oposição e prioriza aliados: ‘coisa de 5ª série’

A publicação evidencia a divisão, dentro do Parlamento Municipal, que, na verdade, deveria ser unido para trabalhar pelo interesse da população

CMM ‘esquece’ aniversários de vereadores de oposição e prioriza aliados: ‘coisa de 5ª série’

Foto: montagem

MANAUS, AM – O vereador Amom Mandel (União Brasil) classificou, nesta segunda-feira (10), de “coisa de 5ª série” o comportamento da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que resolveu parabenizar ou homenagear em seu perfil oficial, nas redes sociais, apenas os parlamentares que apoiam a gestão do prefeito David Almeida (Avante).

Leia mais: Dione Carvalho se diz a favor do puxadinho e diz que CMM ‘é desconfortável’

A declaração ocorreu após o vereador Marcelo Serafim (PSB), que é líder da base governista na CMM, celebrar aniversário nesse domingo (9) e ser homenageado pela data nas redes sociais da instituição. Uma semana antes, dia 2, Mandel, que é do bloco de oposição ao prefeito, também celebrou mais um ano de vida, e sequer recebeu felicitação no perfil oficial da Casa Legislativa.

“Isso demostra um favoritismo sim, mas não me atinge, porque é algo muito pequeno. Uma coisa de 5ª série, com todo o respeito, mas quererem me retalhar, não postando ‘Feliz Aniversário’ na CMM, é algo sem importância e demonstra o tamanho da administração da Câmara!”, disparou Amom.

A publicação evidencia a divisão dentro Parlamento Municipal que, na verdade, deveria ser unido para trabalhar pelo interesse da população. Também escancara – mais uma vez – existir privilégios para os vereadores que apoiam a atual gestão de David Almeida, enquanto os políticos que a denunciam ou a questionam se tornam invisíveis.

Uma outra prova disso é que, no mês passado, o vereador Rodrigo Guedes (PSC) denunciou que a Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Manaus (Dircom/CMM) parece ter “esquecido” de divulgar suas ações no site oficial e redes sociais.

Na ocasião, Guedes mostrou na tribuna capturas de tela do perfil da Câmara Municipal no Instagram, onde não havia nenhuma ação do vereador sendo divulgada no perfil institucional. De acordo com o vereador, a prática já se arrastava por meses.

Leia mais: Comunicação da CMM ‘esquece’ de divulgar ações de Rodrigo Guedes

Consultado pelo Portal Amazonas 1, o cientista político Carlos Santiago lembrou que o site oficial da CMM e os perfis nas redes sociais são custeados por verbas públicas pagas pelo contribuinte e devem seguir os princípios constitucionais na administração pública.

“Tanto os vereadores de oposição quanto os de base não podem usar um espaço oficial para ‘parabenizarão’, porque isso pode configurar uma ilegalidade, uma vez que o site deve ser um local de produção legislativa, de informações, transparência no Poder Legislativo Municipal, tomadas de decisões e transmissões das sessões plenárias, entre outros. Não é um ambiente para publicidade pessoal de festejo dos legisladores”, explicou.

“Então se a CMM está promovendo aniversário no perfil oficial, ela pode estar cometendo uma ilegalidade que fere o princípio da impessoalidade”, afirmou o especialista.

Em seguida, o cientista político também comentou que as dificuldades que os legisladores de oposição possuem nos trabalhos do Legislativo devem ser questionados a partir do regime interno que estabelece o melhor funcionamento da Casa.

“Todos são representantes da sociedade porque chegaram ao cargo por via dos votos, não existe alguém dentro da CMM com maior ou menor poder e a sociedade não suporta mais, por exemplo, aprovação de privilégios, aumento de subsídios por parte dos legisladores. E quando os vereadores de oposição se sentirem acuados por conta dos trabalhos, eles devem recorrer à Mesa Diretora e não encontrando solução, podem bater na porta do Poder Judiciário”, recomendou Santigo.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter