Manaus, 15 de maio de 2024
×
Manaus, 15 de maio de 2024

Cenário

David enviará pedido de empréstimo à CMM na terça-feira (21)

A declaração de David foi nesta quinta-feira (16), durante a solenidade de inauguração da passarela para pedestres na avenida Ephigênio Salles, bairro Aleixo, zona Centro-Sul.

David enviará pedido de empréstimo à CMM na terça-feira (21)

(Foto: Facebook/Prefeitura de Manaus)

Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou que está reformulando o pedido de autorização para empréstimo de R$ 600 milhões e pretende reenviá-lo à Câmara Municipal de Manaus (CMM) na próxima terça-feira (21). O pedido foi negado na última quarta-feira (8) pela maioria dos vereadores.

A declaração foi durante a solenidade de inauguração de uma passarela na avenida Ephigênio Salles, bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus, ocorrida no Museu do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

O prefeito afirmou que o novo documento está sendo refeito com base nas observações dos parlamentares que rejeitaram a solicitação, como a ausência de transparência e mais informações fornecidas da destinação dos recursos.

“Eu estou refazendo uma matéria. Outro projeto. Uma nova matéria que vamos enviar. Na terça-feira, essa matéria vai estar pronta e nós vamos dar a entrada do protocolo da Câmara Municipal […]. Então nós estamos esmiuçando [detalhando] tudo aquilo que queremos nessa nova proposta para apresentar para Câmara”, enfatizou o prefeito.

Essa já é a segunda data que o prefeito anuncia depois de ter o pedido barrado por 20 vereadores na CMM. Desde a negativa que recebeu dos vereadores, Almeida, no primeiro momento, levantou o tom de voz, alegando até que “político só funcionava na pressão”. No entanto, agora, atualizou um tom mais leve.

“Contamos com a anuência do Poder Legislativo Municipal para que nós possamos, então, acessar esses recursos para investir na nossa cidade”, declarou Almeida

Empréstimo

Em relação ao empréstimo e conforme o Projeto de Lei (PL) de Nº 603/2023 enviado à CMM em agosto, os recursos seriam usados ​​em investimentos de infraestrutura urbana e tecnológica em Manaus. Porém, mesmo a matéria tendo parecer favorável nas comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento, foi rejeitada.

Ao votarem “não” ao pedido de David, os vereadores alegaram falta de transparência na solicitação, incluindo a necessidade de mais detalhes sobre onde seriam necessários os recursos do empréstimo que seria feito ao Banco do Brasil.

Outra alegação foi a falta de detalhamento sobre onde foram empregados recursos aprovados anteriormente, referente a dois empréstimos feitos pela Prefeitura de Manaus.

O novo pedido de empréstimo será submetido à análise dos membros da CMM e a expectativa é que uma revisão detalhada contribua para a aprovação do projeto.

LEIA MAIS: