Prefeitos já usam diploma do TCE para promover campanha de reeleição - Amazonas1
2 de dezembro de 2020
Site auditado pelo
Manaus
24oC  29oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Prefeitos já usam diploma do TCE para promover campanha de reeleição

No Amazonas, concorrem nestas eleições, 280 candidatos a prefeito e, entre eles, cinco foram destacados pelo Tribunal de Contas

Prefeitos já usam diploma do TCE para promover campanha de reeleição

Cinco dos seis prefeitos que ganharam um “selo de gestão pública” do presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Mario de Mello, já estão usando o “mimo” para alavancar sua propagandas de campanha pela reeleição.

Eleições

A premiação dada pela Corte de Contas a 40 gestores públicos, que incluíam prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais, ocorreu na última sexta-feira (16), em Manaus. Na ocasião, pelo menos dois candidatos à reeleição, neste ano, aproveitaram o momento para divulgar a honraria.

Leia mais: TCE presta desserviço e desequilibra eleições no Amazonas

O primeiro deles foi o prefeito de Nova Olinda do Norte, Adenilson Reis (MDB) que postou um vídeo em suas redes sociais, no qual classifica o diploma como “muito importante”. Na postagem, ele também afirma que o selo carimba o seu trabalho “prezando a eficácia, eficiência, transparência e a publicidade.”

Posted by Adenilson Reis on Friday, October 16, 2020

Leia mais: Justiça quer saber o que Adenilson Reis fez com mais de meio milhão de recursos do FNDE

Outro prefeito que se vangloriou de ter recebido o diploma do TCE-AM foi o de Tabatinga, Saul Bermeguy (MDB). Em sua redes sociais, o candidato que disputa a reeleição contra quatro adversários neste pleito, também publicou um vídeo para divulgar o “selo ouro de gestão pública”.

Segundo ele, o prêmio mostra que o povo de Tabatinga fez uma boa escolha ao elegê-lo como prefeito nas eleições de 2016, sendo reconhecido pelo órgão de controle. “Hoje, foi um dia muito mais que especial. Estou honrado, orgulhoso e agradecido”, diz uma postagem.

Um detalhe: o vídeo postado poucas horas depois do evento no TCE, já traz toda a arte de sua campanha à reeleição, incluindo o nome do vice e o número da chapa.

Hoje foi um dia muito mais que especial. Estou honrado, orgulhoso e agradecido. Honrado por receber o Selo Ouro em…

Posted by Saul Bemerguy on Friday, October 16, 2020

Leia mais: Prefeitos de Tabatinga e Santa Isabel são acusados de dar calote de R$ 845 mil no Bradesco

Em Manaquiri, o prefeito Jair Souto (MDB) também usou suas redes sociais para mostrar a premiação recebida do presidente do Tribunal de Contas. Na publicação, ele  diz que recebeu o selo “por, entre outras coisas, fazer uma boa administração, com resultados efetivos.”

Leia mais: Jair Souto gasta quase R$ 4 milhões com retroescavadeiras e maquinário

Souto, que busca a reeleição na cidade, vai mais além contra seus concorrentes e afirma “(..) quem me ataca, não quer o bem do nosso município. Quem me ataca quer o seu próprio bem. E esse prêmio coloca as coisas em seu devido lugar.”

PREMIAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASOlha que legal: ontem eu e o município de Manaquiri recebemos o…

Posted by Jair Souto on Saturday, October 17, 2020

O prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy (MDB) foi outro que usou o mimo dado pela Corte de Contas para reforçar sua campanha para se manter por mais quatro anos na prefeitura municipal. Ele disputa a reeleição contra outros quatro candidatos.

Leia mais: Ano Eleitoral: Davi Bermeguy terá que evitar gastos com publicidade

Em suas redes sociais, ele argumentou que os selos são entregues às gestões que se destacaram com os “melhores índices de desempenho, eficiência, efetividade e transparência na administração das contas públicas”, como justificativa do diploma recebido.

O vídeo postado por David, neste domingo (18), é similar ao do irmão, o também prefeito Saul Bermeguy.

Por que recebemos o Selo de Gestão Pública do TCE?Os selos são entregues a gestões que se destacaram apresentando os…

Posted by David Bemerguy on Sunday, October 18, 2020

Mesmo cassado pela Justiça Eleitoral, em abril deste ano, o prefeito de Presidente Figueiredo, Romeiro Mendonça (PP) conseguiu receber a honraria dada pelo Tribunal de Contas. Em postagem nas redes sociais, ele diz que “o prêmio destaca as administrações positivas, que colaboram com a sociedade, os índices de desempenho, regularidade, eficiência, efetividade e transparência nas contas públicas das administrações.”

Leia mais: TSE cassa Romeiro Mendonça da prefeitura de Presidente Figueiredo

Além disso, o envio de relatórios de Execução Orçamentária, Gestão Fiscal e classificação adequada no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), dentro do prazo, são apontados por Mendonça como sendo outros  critérios para o resultado final do prêmio. Ele é candidato à reeleição no município.

Na sexta-feira (16/10), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou a entrega do Selo de Gestão Pública, aos…

Posted by Romeiro Mendonça on Sunday, October 18, 2020

Fora da disputa 

Da lista dos gestores premiados do TCE, apenas o prefeito de Apuí, Antônio Roque Longo não usou a “graça” recebida do órgão de controle para se autopromover. No entanto, ele está fora do pleito deste ano e não concorre à reeleição.

O último boletim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que no Amazonas concorrem nessas eleições 280 candidatos a prefeito e 9.872 candidatos a vereador.

Todavia, 40 deles ganharam de graça do Tribunal de Contas um letreiro luminoso acima da cabeça para brilhar no meio dessa multidão de concorrentes: 18 gestores foram ranqueados com selo de bronze, 20 com selo de prata, e apenas dois com selo ouro.

Leia mais: Presidente do TCE é denunciado por desequilibrar eleição com entrega de honrarias

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

Loading