Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Brasil

Gilmar Mendes suspende ações que questionam decreto de acesso a armas

Gilmar pediu ainda que a sua decisão seja analisada em plenário

Gilmar Mendes suspende ações que questionam decreto de acesso a armas

Gilmar pediu ainda que a sua decisão seja analisada em plenário (Foto: Arquivo Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes aceitou hoje o pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU) e garantiu a constitucionalidade do decreto sobre as armas, publicado pelo presidente Lula (PT) em seu primeiro dia de governo. Gilmar pediu ainda que a sua decisão seja analisada em plenário.

Na decisão, Gilmar Mendes determinou a suspensão do julgamento de todos os processos em curso cujo objeto ou a causa de pedir digam com a constitucionalidade, legalidade ou eficácia do Decreto n. 11.366, de 1º de janeiro de 2023, do Presidente da República.

O decreto 11.366 suspende os registros da aquisição e transferência de armas e munições de uso restrito por caçadores, colecionadores, atiradores e particulares, segundo informou o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Declarar a sua constitucionalidade pode ajudar ao Executivo federal adotar outras providências legais para conter o aumento do número de armas em posse de civis.

Nas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comemorou a suspensão. “STF acaba de confirmar a constitucionalidade do decreto do presidente Lula sobre restrições ao armamentismo descontrolado. Decisão na ADC proposta pela AGU”.

(*) Com informações da Agência Brasil

LEIA MAIS: