
(Foto: Divulgação/Via Verde)
Manaus (AM) – Está prevista para esta terça-fera (15) uma manifestação de trabalhadores do transporte rodoviário de Manaus. O ato ainda não tem hora e nem local definidos, mas deve afetar a operacionalidade dos coletivos do transporte público. A manifestação é uma resposta dos profissionais em meio à tensão enfrentada pela categoria de cobradores, que estaria sob ameaça de demissões por parte da empresa Via Verde.
Em apoio à mobilização, o vereador Jaildo Oliveira (PV) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (14), para manifestar forte oposição à empresa de transporte coletivo Via Verde.
Segundo o parlamentar, a empresa estaria desrespeitando a legislação municipal que garante a permanência dos cobradores nos ônibus da capital. Assista:
Durante seu discurso, Jaildo afirmou que tomará medidas judiciais contra a empresa, juntamente com outros vereadores, incluindo o pedido de prisão dos responsáveis pela Via Verde, sob a acusação de descumprimento da norma municipal.
A controvérsia gira em torno da Lei Municipal nº 2.923/2022, que torna obrigatória a presença de cobradores nos ônibus do transporte coletivo em Manaus. Conforme relatado pelo vereador, a Via Verde estaria descumprindo essa norma ao remover progressivamente os cobradores, sobrecarregando os motoristas com funções adicionais e comprometendo a qualidade do atendimento ao público.
“Se essa lei não serve, vereadores, então não vamos fazer mais lei aqui, não. O que estão fazendo é crime, e quem comete crime tem que responder por isso”, afirmou Jaildo.
Segundo Jaildo, a Via Verde é a única empresa que insiste em descumprir a lei. “É a única empresa que insiste em não cumprir a lei. E se continuar assim, vamos pedir a prisão dos responsáveis. A lei precisa ser respeitada!”
O vereador também criticou a possibilidade de retirada dos cobradores sem a correspondente redução no valor da tarifa.
“Se é pra tirar cobrador, tem que baixar a tarifa de ônibus pra dois reais. Porque 2,51% da tarifa já é destinado à permanência desses profissionais. O povo não pode pagar por um serviço que está sendo retirado sem explicação”, disse.
Confira um trecho da movimentação dos vereadores na área externa da CMM nesta segunda:
O outro lado
A empresa Via Verde foi procurada pelo Portal AM1 e questionada sobre os seguintes pontos:
- Por que a Via Verde tem promovido a retirada dos cobradores dos ônibus, mesmo diante da vigência da Lei Municipal nº 2.923/2022 que garante a presença desses profissionais?
- A empresa pretende reduzir a tarifa cobrada dos usuários em razão da eliminação de um custo previsto na composição do valor, como sugerido pelo vereador Jaildo Oliveira?
- Como a Via Verde responde às acusações de descumprimento da legislação e à ameaça de medidas judiciais, incluindo pedido de prisão dos responsáveis?
No entanto, até à publicação desta matéria não houve respostas da empresa. O espaço fica aberto para eventuais esclarecimentos.
LEIA MAIS:
- David Almeida anuncia novos investimentos em mobilidade, transporte público e segurança
- Ônibus do transporte público pega fogo na Torquato Tapajós
- Prefeitura de Manaus recorre ao STJ para que passagem de ônibus seja R$ 5,00
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.