Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cenário

Platiny Soares tem pedido de candidatura indeferido por não prestar contas eleitorais

O indeferimento se deu pela ausência da quitação eleitoral.

Platiny Soares tem pedido de candidatura indeferido por não prestar contas eleitorais

Pedido de candidatura foi indeferido por falta de pagamento da quitação eleitoral Foto: Reprodução Instagram

MANAUS – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) rejeitou, nessa terça-feira (13), o pedido de registro de candidatura do ex-deputado estadual Platiny Soares (Avante), para uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

A decisão foi do Desembargador Eleitoral Victor André Liuzzi Gomes, que ressaltou que o indeferimento se deu pela ausência da quitação eleitoral. Platiny teve as contas eleitorais de 2018 julgadas não prestadas, o que impede a emissão da certidão, que comprova que o candidato está em dia com a Justiça Eleitoral.

Leia mais: Recurso rejeitado! Chico Preto está fora das eleições 2022

Polêmica

Em 2014, Platiny Soares, que também é ex-policial militar, foi eleito deputado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com mais de 26 mil votos. No entanto, Platiny foi alvo de várias denúncias durante os quatro anos de mandato.


Leia mais: TRE-AM questiona registro de candidatura de Platiny Soares

Inelegível

No ano de 2018, Platiny Soares foi condenado junto ao ex-governador Henrique Oliveira, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por uso de poder cometido durante as eleições de 2014, que resultou em oito anos de inelegibilidade.

Na gestão do atual prefeito de Manaus, David Almeida, Platiny foi nomeado, em agosto de 2021, secretário da Subsecretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semjel).

Leia mais: Vereadores voltam a criticar subsecretário Platiny Soares: ‘não está trabalhando pela cidade’