Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Cenário

Políticos do AM homenageiam aprovação de Dino para o STF

Flávio Dino, com família de origem em Itacoatiara, recentemente, recebeu o título de "Cidadão Itacoatiarense" proposto pela vereadora Cheila Moreira.

Políticos do AM homenageiam aprovação de Dino para o STF

(Foto: Instagram/Reprodução)

Manaus (AM) – Após a aprovação no Senado, nessa quarta-feira (13), do nome de Flávio Dino (PSB) para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), alguns políticos do Amazonas comemoraram a aceitação.

Um dos primeiros a se pronunciar foi o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, do mesmo partido de Dino. O secretário, inclusive, disse que o Supremo ganhou um “verdadeiro amazônida, defensor da nossa região e cidadão itacoatiarense: “Ganhamos um defensor da nossa floresta e da Zona Franca de Manaus”, afirmou Serafim.

O vice-governador Tadeu de Souza (Avante) parabenizou a indicação ao STF chancelada pelo Senado. Tadeu afirmou que, independentemente das diferenças de ideologias políticas, o “Amazonas celebra a chegada de alguém com legítima alma amazônica à mais alta Corte do país.”

“Confio que, com sua profunda compreensão da realidade da nossa região, o novo ministro do Supremo terá sensibilidade e empatia ao contribuir para decisões que privilegiem o desenvolvimento e a justiça social dos povos da floresta”, disse o vice-governador em uma publicação nas redes sociais.

A vereadora do município de Itacoatiara, Cheila Moreira (PT), também comemorou a aprovação de Dino. Primeira suplente de Omar Aziz (PSD) no Senado, Cheila é autora do projeto que concedeu o título de “Cidadão Itacoatiarense” ao então ministro da Justiça e Segurança Pública no III governo de Lula (PT).

(Foto: Instagram/Cheila Moreira)

Família de Itacoatiara – AM

Conforme o historiador Francisco Gomes da Silva, no livro “Cronografia de Itacoatiara”, de 1998, o bisavô paterno do ministro, o jornalista José Carlos de Castro e Costa, vindo de Portugal, chegou a Itacoatiara no início do século XX, onde, no período de 1907 a 1911, integrou o corpo redacional do jornal “O Avança”. Sua esposa, a professora Rachel Fonseca de Castro, nasceu em Itacoatiara e é bisavó do ministro Flávio Dino.

LEIA MAIS: