Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Cenário

Representatividade feminina: AM não elege nenhuma mulher para a Câmara Federal

Candidaturas femininas ainda são preteridas pela sociedade

Representatividade feminina: AM não elege nenhuma mulher para a Câmara Federal

Fotos: Divulgação/Montagem

MANAUS – A bancada do Amazonas, na Câmara Federal, foi renovada em 50% para o mandato dos próximos quatro anos, e, mais uma vez, não conta com uma representante feminina. A última mulher que ocupou um cargo na Câmara dos Deputados foi Conceição Sampaio, de 2015 a 2018.

Os representantes do estado no Parlamento serão: Amom Mandel (Cidadania); Alberto Neto (PL); Saulo Vianna (União Brasil); Silas Câmara (Republicanos), Átila Lins (PSD); Sidney Leite (PSD), Adail Filho (Republicanos) e Fausto Júnior (União Brasil).

Leia mais: Bancadas femininas serão destaques nas eleições em 2022 no AM

Concorreram a uma das oito cadeiras, nomes conhecidos como: Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Mirtes Sales (Republicanos). Além delas, não alcançaram êxito as delegadas: Emília Ferraz (União Brasil) e Débora Mafra (PSD). Vanda Ortega (Rede); Leda Maia (União Brasil); Mônica Mendes (Cidadania – irmã de Amazonino Mendes); Liliane Araújo (Avante) e a ex-secretária de Estado, Viviane Lima (MDB) também não conseguiram se eleger.

Leia mais:Candidaturas femininas ganham destaque nas eleições no Amazonas

Dessa lista, Vanessa teve o melhor desempenho, terminando na 16ª posição, Vanda na 19ª e Débora Mafra em 21° lugar.

Vanessa Grazziotin, Rebecca Garcia e Conceição Sampaio são nomes que já ocuparam uma vaga na Câmara dos Deputados.

representante feminina na Câmara Federal
Fotos: Divulgação/Montagem

Leia mais: Vanessa Grazziotin afirma que será candidata a deputada federal em 2022: ‘99,9% de chance’

Dessas, Grazziotin foi a que ficou por mais tempo na Casa Legislativa. Foram exatamente três mandatos, de 1999 a 2010, doze anos consecutivos. Em seguida, a ex-deputada Rebecca Garcia com dois mandatos , entre 2007 a 2014.

O último nome feminino eleito para a Câmara dos Deputados, foi o de Conceição Sampaio, no período de 2015 a 2018. Sampaio tentou reeleição, mas fracassou, totalizando 76.073 mil votos, no pleito de 2018.

Aleam

Já na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a representação feminina se manteve a mesma, com mulheres ocupando 5 das 24 vagas da Casa Legislativa.

Joana Darc (União Brasil), foi reeleita, inclusive, com o segundo maior número de votos, ficando atrás apenas do atual presidente Roberto Cidade, também do União Brasil. As deputadas Alessandra Campêlo (PSD) e Mayara Pinheiro (Republicanos) também foram reeleitas.

Dois nomes irão compor o Legislativo Estadual pela primeira vez: Mayra Dias (Avante), que é ex-miss Brasil e esposa do prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB). Além de Débora Menezes (PL), advogada e filha do braço direito do presidente Jair Bolsonaro (PL), no Amazonas, o Coronel Menezes, que concorreu ao Senado, mas perdeu para o senador Omar Aziz (PSD).