Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Destaques

Sem deputados em plenário, Assembleia perde 2º dia de votação

Somente cinco dos 24 parlamentares estavam presentes em plenário por volta das 13h desta quinta, quando deveria iniciar-se a análise das matérias de lei

Sem deputados em plenário, Assembleia perde 2º dia de votação

Plenário vazio para a recontagem de presentes na hora da votação. (Foto: Márcio Silva/AgênciaAM1)

A menos de uma semana para o fim do ano legislativo, os deputados da Assembleia do Amazonas (Aleam) deixaram mais uma vez o presidente da casa, Josué Neto (PSD), sem quórum mínimo para colocar em votação a pauta de projetos. Há dois dias, Josué trava uma batalha silenciosa com os deputados e somente cinco dos 24 parlamentares estavam presentes em plenário, por volta das 13h, quando houve recontagem para a votação nesta quinta-feira, 12. Mais cedo, o plenário estava cheio, mas foi se esvaziando à medida que chegava o momento de apreciar a pauta de projetos.

Desde a votação realizada na última terça-feira, 10, quando 18 deputados aprovaram os projetos de interesse do governador Wilson Lima (PSC), os parlamentares estão boicotando as sessões e saindo para evitar o quórum mínimo de treze deputados para votação de pautas.

Além do presidente, estavam em plenário a vice-presidente da casa, Alessandra Campelo (MDB), Serafim Corrêa (PSB), Adjuto Afonso (PP) e João Luiz (Republicanos).

Casa estava cheia até às 11h com a ausência apenas de dois deputados. (Foto: Márcio Silva/AgênciaAM1)

Questionado se reconhecia o atrito entre os parlamentares, Josué Neto desconversou e classificou como “democrática” a relação entre eles. “Acredito que não (há atrito). Os colegas ontem (quarta) tiveram um comportamento compreensível de ir conversar com o governador em exercício. E nós ainda temos cinco sessões para atualizar a nossa pauta que eu gostaria de zerar”, disse.

Bastidores

O Amazonas1 apurou que a rusga entre os parlamentares e o presidente Josué Neto tem relação direta com o a possibilidade do vice-governador Carlos Almeida (PRTB) ser lançado para concorrer pelo grupo do governo à Prefeitura de Manaus nas eleições do ano que vem.

Josué Neto também negou que haja conflito entre ele o governador Wilson Lima. “A Assembleia é um órgão independente e harmônico e não há porque ter conflito (com o governo)”, disse.

LOA 2020

Pelo Regimento Interno da Assembleia Legislativa, os deputados têm prazo até a próxima quinta-feira, 19, para aprovarem em plenário a Lei Orçamentária Anual (LOA) do Governo do Amazonas do ano que vem estimada em R$ 18,9 bilhões. Além disso, a casa tem, pelo menos, 60 projetos de lei aptos a votação também para a próxima semana.