Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cenário

Silas volta ao TRE-AM para tentar anular cassação de mandato

Silas tem seis advogados acompanhando o caso, que tentarão derrubar a perda de mandato do parlamentar.

Silas volta ao TRE-AM para tentar anular cassação de mandato

(Foto: Reprodução/Redes sociais - @silascamara)

Manaus (AM) – O deputado federal Silas Câmara (Republicanos) e o partido Republicanos entraram com o recursos de ‘Embargo de Declaração’ no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para tentar reverter a decisão do Pleno que o cassou no dia 31 de janeiro deste ano.

A pauta será julgada nesta terça-feira (19) como publicado no Diário Oficial de Justiça Eleitoral na última sexta-feira (15).

No documento, Silas tem seis advogados acompanhando o caso, que tentarão derrubar a perda de mandato do parlamentar. O julgamento está previsto para acontecer às 11h e será julgado pelo juiz Pedro de Araújo Ribeiro, mais uma vez, relator do caso.

 

silas-tera-recurso-julgado-nes

 

Questionado pelo Portal AM1 sobre quais são suas expectativas sobre o julgamento e se estava confiante de que a decisão seria revertida, Silas Câmara não respondeu até a publicação da matéria.

Mandato cassado

Silas Câmara teve o mandato cassado por 4 votos a 2 pelo TRE-AM, no dia 31 de janeiro, por gastos ilícitos nas eleições de 2022. A ação movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) começou a ser julgada em dezembro de 2023.

A decisão da Corte Eleitoral não afeta somente o parlamentar, haja vista que o deputado federal Adail Filho, também do Republicanos, terá de deixar a sua cadeira na Câmara federal se a decisão do Pleno for mantida, pois ele foi “puxado” pelo partido pelo cálculo do quociente eleitoral e do partido.

No entanto, o relator determinou não apenas a cassação do diploma de Silas, mas que seja feito o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário da legenda.

 

LEIA MAIS: