Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Vereadores de Manaus discursam contra Lula: ‘defende aborto e censura’

A 5 dias das eleições, os vereadores decidiram usar a sessão plenária para fazer campanha pró-Bolsonaro

Vereadores de Manaus discursam contra Lula: ‘defende aborto e censura’

(Foto: Divulgação)

MANAUS – Vereadores bolsonaristas usaram a sessão desta terça-feira (25) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para declarar voto ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e engrossar críticas ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os parlamentares argumentaram que estão preocupados com o avanço de pautas como a legalização da maconha e do aborto.

O vereador Raiff Matos (DC) fez um dos discursos mais longos contra Lula. Ele afirmou que o eleitor não deve olhar para Lula ou Bolsonaro, mas para o “contexto”.

Raiff Matos (Foto: Divulgação)

“Bolsonaro defende a vida, o Lula, do lado vermelho, defende o aborto. O ‘verde e amarelo’ defende o bandido preso. O lado contrário, Lula, defende o bandido solto. Bolsonaro, povo armado. Lula povo desarmado. Bolsonaro, valores cristãos. Lula, ideologia de gênero; Bolsonaro liberdade, Lula censura. Bolsonaro [defende] obras no Brasil. Lula [defende] obras em cuba. Bolsonaro agro forte. Lula, MST forte. Bolsonaro menos impostos, Lula mais impostos!”, disse o vereador.

Leia mais: Após Lula defender aborto, ofender policiais e culpar Zelensky pela guerra, PT liga sinal de alerta

Antes dele, o vereador Kennedy Marques (PMN) discursou contra a legalização da maconha. Como exemplo, ele citou o Canadá e dados que mostram o impacto da legalização no país:

“Duas mil mortes em 4 anos por overdose. Índice de criminalidade superou toda a história do Canadá. Contingente de dependentes químicos: 14 milhões de pessoas”, destacou.

Vereador tem nome envolvido em golpe em Manaus
Kennedy Marques (Foto: Robervaldo Rocha / CMM)

O vereador Marcel Alexandre (Avante), por sua vez, fez elogios a Bolsonaro afirmando que o presidente tem uma conduda “extremamente admirável” e sem citar nominalmente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), criticou o comportamento institucional.

“Nós estamos vendo que tem um poder que decidiu uma lado e está utilizando o poder legal de uma maneira absurda e assustadora para a nação, mas nada sobrepõe ao poder do povo!”, disse o vereador.

Leia mais: Bolsonaro é proibido de veicular na TV ‘mensagem distorcida’ de Lula sobre aborto

As declarações foram dadas, em parte, ao discurso de Gilmar Nascimento (UB). Mitoso (PTB) e Professor. Samuel (PL), que também fizeram discursos a favor de Bolsonaro e contra Lula.

Os parlamentares ainda citaram a situação de países latinos como a Venezuela para endossar o discurso contra a esquerda.

Outro lado

Único vereador petista da Casa, Sassá da Construção Civil (PT), usou a tribuna logo depois para reagir às críticas e direcionou as palavras aos colegas cristãos:

“Quem criou a Marcha para Jesus e assinou a lei foi o Lula. A Marcha para Jesus foi criada pelo meu partido. Quem criou a lei para os evangélicos? Foi o Lula, que assinou em 2003. Será que esse homem é maldoso? Será que esse homem tem mal no coração”, questionou.

https://bit.ly/3cBpcZh
Sassá da Construção Civil (Foto: Divulgação)

O vereador destacou que Lula “nunca votou contra a Zona Franca de Manaus”; mas Bolsonaro assinou o decreto de redução do Imposto Sobre os Produtos Industrializados (IPI) que afetou os incentivos do polo. O parlamentar seguiu defendendo outras ações do governo petista.