Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cidades

Vítima de violência doméstica consegue vaga para filho em creche de Manaus

Ação da DPE-AM deu à mãe o direito a vaga em creche, independente do calendário anual ou da disponibilidade de vagas

Vítima de violência doméstica consegue vaga para filho em creche de Manaus

Decisão foi assinada pela juíza Eline Paixão, do 4º Juizado Especializado de Violência Doméstica (Foto: Prefeitura de Manaus)

Maanaus (AM) – Vítima de violência doméstica, uma mãe em Manaus garantiu por meio de ação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) o direito de matricular o filho de um ano em uma creche da rede municipal de ensino, independente do calendário anual ou da disponibilidade de vagas.

A decisão favorável foi assinada no dia 10 março, pela juíza Eline Paixão, do 4º Juizado Especializado de Violência Doméstica, garantindo o acesso da criança à creche. A assistida buscou apoio por estar em uma situação de vulnerabilidade e não ter com quem deixar os filhos para conseguir trabalhar e estudar. 

“Cheguei até a Defensoria através da Delegacia da Mulher, onde estive procurando ajuda para que meu ex-marido saísse de casa. Na época, eu sofria abusos psicológicos, agressões verbais e não estava mais suportando aquela situação. Foi aí que consegui a medida protetiva. Mas como o pai das crianças não poderia chegar perto de mim, eu precisava colocar o mais novo, de um ano, em uma escola, para que eu pudesse trabalhar e estudar e foi assim que a Defensoria foi fundamental, me esclarecendo sobre a Lei que assegura às mulheres vítimas de violência a prioridade para matricular os filhos em creches”, afirmou a mãe.  

A Lei a qual a mãe se refere é a 11.340/2006, que diz: “A mulher em situação de violência doméstica e familiar tem prioridade para matricular seus dependentes em instituição de educação básica mais próxima de seu domicílio, ou transferi-los para essa instituição, mediante a apresentação dos documentos comprobatórios do registro da ocorrência policial ou do processo de violência doméstica e familiar em curso (artigo 9º, parágrafo 7).  

Projeto quer garantir vagas em creches perto do trabalho dos pais

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 764/23 que determina que o atendimento de crianças em creches deve ocorrer em locais próximos de onde moram ou trabalham seus pais.

Pelo texto, a garantia de vagas em creches próximas deve privilegiar crianças menores de quatro anos. Para tanto, a proposta faz alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD).

A autora do PL, deputada Renata Abreu (Pode-SP), justificou que “creches com vagas insuficientes e muitas vezes distantes de onde moram ou trabalham os pais inviabilizam o direito à educação infantil e prejudicar o desenvolvimento das crianças”.

(*) Com informações das assessorias

LEIA MAIS: