Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Cenário

Wilson Lima envia 30 mil copos de água para o Rio Grande do Sul

A ajuda humanitária foi encaminhada em um avião da FAB, com previsão de que sejam enviados 100 mil copos no decorrer das próximas semanas.

Wilson Lima envia 30 mil copos de água para o Rio Grande do Sul

(Foto: Antonio Lima/ Secom)

Manaus (AM) – O governador Wilson Lima (UB) enviou, na manhã desta quinta-feira (9), 30 mil copos de água tratada, produzidos pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), para o estado do Rio Grande do Sul, que passa por um desastre natural em decorrência das chuvas na região.

A ajuda humanitária foi encaminhada em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com previsão de que sejam enviados mais 70 mil copos no decorrer das próximas semanas.

O envio dos 30 mil copos de água foi estabelecido em uma conversa entre os governadores Wilson Lima, do Amazonas, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, na manhã de terça-feira (7), onde ficou acordado o envio imediato de suprimentos essenciais para auxiliar a população gaúcha afetada.

Segundo o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, serão enviados aproximadamente 100 mil copos de água para o Sul do país. “Estamos mandando agora 30 mil copos, essa é a nossa primeira remessa. Já está em produção mais 70 mil copos, no total serão 100 mil copos que o Amazonas enviará”, afirmou.

Outras ações

Desde que o Rio Grande do Sul declarou estado de emergência, o governador Wilson Lima colocou à disposição toda a estrutura do Governo do Amazonas para prestar o apoio necessário ao governador Eduardo Leite e à população gaúcha.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Amazonas mantém contato direto com o Comitê de Crise instituído pelo governo daquele estado. Foram disponibilizados 15 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, veterinários e dois especialistas em grandes desastres naturais da Defesa Civil.

Os profissionais estão à disposição para serem enviados ao estado a qualquer momento, conforme solicitação do governo gaúcho.

 

LEIA MAIS: