Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Cenário

TCE-AM acata denúncia de irregularidades no ‘Kit Selfie’ de David Reis: ‘preços exorbitantes’

De acordo com a Representação acatada pelo TCE-AM, foi verificada uma diferença 'exorbitante' entre os preços pagos pela CMM e o preço de mercado dos produtos adquiridos

TCE-AM acata denúncia de irregularidades no ‘Kit Selfie’ de David Reis: ‘preços exorbitantes’

Foto: Arquivo / Portal AM1

Manaus, AM – Mais uma derrota amarga na conta do presidente da Câmara Municipal de Manaus, o vereador David Reis (Avante). O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) acatou a Representação com medida cautelar sobre possíveis irregularidades na compra do “Kit Selfie” para os parlamentares da Casa.

De acordo com o conselheiro e presidente do TCE, Érico Xavier Desterro e Silva, que assinou o documento divulgado no Diário Oficial da Corte de Contas, há uma suposta irregularidade na distribuição e compra do Kit Selfie. Segundo a Representação, “de forma mais gravosa, os produtos que foram entregues pela fornecedora foram diversos e inferiores em relação àqueles constantes da Ata de Registro de Preço”.

Leia mais: Puxadinho, picapes, telhado, café, kit selfie: gestão David Reis esbanja gastos e polêmicas

Ao todo, a CMM gastou R$ 640 mil em equipamentos eletrônicos de comunicação e fotografia. Na última semana, parte dos vereadores criticaram a compra feita por David Reis e disseram que iriam devolver os produtos. Alguns parlamentares ainda comentaram que a aquisição foi realizada sem consulta aos vereadores.

Foto: Divulgação/CMM

Ainda de acordo com o documento recebido pelo TCE-AM, “ao realizar pesquisas quanto ao preço de todos os produtos adquiridos pela CMM, verificou uma diferença exorbitante entre os preços pagos e o preço de mercado dos produtos adquiridos”.

Com os fatos expostos, o TCE-AM acatou a Representação com pedido de medida cautelar interposta por Lúcio Clenio Carioca da Silva contra David Reis, sob a justificativa de que as alegações do documento preencheram os requisitos de admissibilidade.

Vale lembrar que não é a primeira vez que a gestão de David Reis chama atenção por gastos desnecessários. Durante o primeiro ano à frente da CMM, o Portal AM1 mostrou a administração de Reis se movimentando para gastar, cada vez mais, o dinheiro público, como as tentativas de realizar as obras do puxadinho, as compras de café e açúcar superfaturados, picapes para vereadores, excesso de custo com folha de pagamento, telhado milionário e um dos mais polêmicos, o aumento do Cotão.

Confira a decisão na íntegra: