Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Cenário

Nacional do União Brasil dará ultimato sobre regional no Amazonas

Embora Pauderney se articule para permanecer no comando da sigla, e o nome de Wilson Lima ganh força dentro da regional, a decisão final ficará a cargo da Executiva Nacional do Partido.

Nacional do União Brasil dará ultimato sobre regional no Amazonas

O União Brasil tem como presidente nacional o deputado federal Luciano Bivar (Foto: Reprodução/Facebook/União Brasil)

Manaus (AM) – A principal movimentação na política amazonense esta semana envolve o comando do União Brasil (UB), um dos partidos com maior representação no Estado. Embora nos bastidores da política o nome do governador Wilson Lima (UB) seja favorito ao posto, a decisão não partirá da regional, mas sim da executiva nacional da sigla.

LEIA TAMBÉM: Quem deve ser o próximo presidente do União Brasil no Amazonas?

O que se sabe até agora é que uma Comissão Provisória Estadual será formada para, posteriormente, ser constituído o novo Diretório Regional.

Ao Portal AM1, o ex-deputado federal Delegado Pablo (UB), que era presidente regional do PSL – partido que fundiu com o DEM (de Pauderney) – para criação do União Brasil; comentou sobre o próximo passo a ser seguido pela regional.

“A decisão está em análise pela Executiva Nacional. A tendência é a nomeação de uma Comissão Provisória, e as definições dos nomes que irão fazer parte dessa composição estão em discussão em Brasília”, informou o ex-deputado federal.

A nível nacional, o deputado federal Luciano Bivar é o presidente nacional do União Brasil (UB).

Enquanto a cúpula do partido se articula em Brasília, o agora ex-presidente – por determinação da Justiça – Pauderney Avelino, tenta reverter a decisão que tornou nula a convenção que o mantia no comando da sigla até abril de 2027.

Na última quinta-feira (18), ele ingressou com recurso no Plantão do Judiciário, em caráter de urgência, para se manter no cargo. Porém, a ação não foi julgada pelo desembargador Domingos Chalub, que decidiu remeter o pedido para apreciação em uma das Câmaras Cíveis do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Mesmo com o impedimento da Justiça para permanecer no cargo, Pauderney emitiu nota, na última sexta-feira (19), justificando todos os pontos citados no processo e alegando que não há irregularidades. Por fim, ele assina a nota como presidente eleito da Executiva Amazonas do União Brasil.

Clique aqui e confira a nota na íntegra.

LEIA MAIS: