Manaus, 22 de abril de 2024
×
Manaus, 22 de abril de 2024

Cenário

Campanha de incentivo à participação feminina da política começa em abril

TSE escolheu o dia 1º de abril para divulgar propaganda institucional destinada a incentivar a participação feminina na política.

Campanha de incentivo à participação feminina da política começa em abril

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Manaus (AM) – Durante cinco eleições consecutivas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) escolheu o dia 1º de abril para divulgar propaganda institucional destinada a incentivar a participação feminina, de jovens e da comunidade negra na política.

No entanto, apesar do aumento de 36,25% das candidaturas de pretos e pardos para a Câmara dos Deputados em 2022 frente a 2018, o número de candidatos efetivamente eleitos com essas características autodeclaradas cresceu apenas 8,94%, segundo o TSE. Serão requisitados até cinco minutos diários às emissoras de rádio e televisão para a propaganda institucional.

Mulheres eleitas no AM

Em 2022, nenhuma candidata mulher foi eleita pelo Amazonas para a Câmara dos Deputados. Na Assembleia Legislativa do Amazonas, a representatividade também é majoritariamente formada por homens — dos 24 parlamentares, apenas cinco são mulheres: Alessandra Campelo (Podemos); Joana Darc (UB); Débora Menezes (PL); Dra. Mayara (Republicanos) e Maya Dias (Avante).

Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), são quatro vereadoras de 41 no total: Glória Carrate (PL); Professora Jacqueline (UB); Thaysa Lippy (Progressistas) e Yomara Lins (PRTB).

O estímulo à participação feminina é possível por meio da cota de gênero, previsto na legislação brasileira, há 26 anos, no artigo 10, parágrafo 3º, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), ou seja, se não fossem obrigados, os partidos não teriam o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal, assembleias legislativas e câmaras municipais.

Nunca uma candidata mulher foi eleita para o Executivo Estadual do Amazonas e Municipal de Manaus. Ainda sem candidaturas de oficiais devido ao calendário eleitoral, na eleição municipal deste ano, a capital amazonense poderá ter ao menos três candidatas mulheres concorrendo para prefeita de Manaus: Anne Moura (PT), Maria do Carmo (Novo) e Carol Brás (MDB).

 

LEIA MAIS: