Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Cidades

Paradas de ônibus em Manaus: humilhação promovida pela prefeitura contra o povo

A cada nova gestão, uma estação de ônibus é criada, mas o usuário continua enfrentando problemas em relação à estrutura do local

Paradas de ônibus em Manaus: humilhação promovida pela prefeitura contra o povo

Foto: Márcio Silva / Portal AM1

MANAUS, AM – A dura realidade enfrentada por usuários do transporte coletivo parece não ser um problema para o prefeito David Almeida. Na última segunda-feira (31), o prefeito de Manaus afirmou que pretende construir paradas de ônibus com ar-condicionado. Porém, o “sonho” de David ainda está longe quanto à dificuldade que o usuário precisa enfrentar todos os dias em relação `à estrutura dos pontos de ônibus. Ou a falta dela.

Mas essa não é a primeira vez em que um prefeito tenta mudar o visual das paradas de ônibus de Manaus. A cada nova gestão, um modelo de parada de ônibus é criado ou até mesmo reformado para que o prefeito eleito possa chama-la de “minha”. Lvanta-se “meia dúzia” de novas paradas, as antigas vão ficando velhas e sendo utilizadas, e cria-se um “samba do crioulo doido’, onde vários tipos de paradas mostram a falta de planejamento, zelo com a coisa pública e respeito com a população.

Pontos de ônibus de cimento, de vidro, com telhado, placas em poste de energia e até mesmo “casca de ovo”, estão espalhadas por Manaus e ficam competindo entre si quanto à estrutura, ou para ver quem leva o título de parada mais ridícula. Quem não se lembra da parada luxuosa feita por Arthur Neto na Ponta Negra?

Leia mais: Com transporte público velho e deficitário, David foca em paradas com ar-condicionado

Na avenida Rodrigo Otávio, zona Sul de Manaus, por exemplo, existem três tipos diferentes de paradas de ônibus: de vidro, de cimento e ponto em uma placa pendurada no poste de energia. Além das três variedades de estações, um ponto de ônibus ainda foi transferido para uma cobertura de baixo de uma árvore.

A dona de casa Josimara Oliveira saiu de casa para levar os familiares adolescentes para se vacinarem contra a covid-19, e acabou ficando à mercê do transporte coletivo em uma parada de ônibus de vidro na avenida Rodrigo Otávio. A demora é a principal reclamação dos usuários, mas além disso, a estrutura também fica a desejar para a população.

Foto: Márcio Silva / Portal AM1

“Se chover, vai molhar tudo, dependendo do sentido da chuva, a cobertura não vai proteger. Não tem como”, comentou a dona de casa à equipe de reportagem do Portal Amazonas 1. Essa não foi a primeira vez que a doméstica passa por problemas envolvendo a proteção oferecida pelas paradas de ônibus.

“Sempre tem umas paradas em que o teto tá esburacado. Quando chove e alaga as ruas, os carros passam e molham a gente. Já cansei de pegar banho no meio da chuva na parada”, destacou Josimara.

A dona de casa ainda relatou que as paradas com estrutura de cimento também não possuem proteção, pois são abertas, o que acaba deixando a população vulnerável em dias de sol e de chuva. “Corremos para de baixo de árvore para se proteger. Existem paradas que não têm telhas para a população se proteger do sol”, contou.

Leia mais: Após Manaus pagar R$ 16 milhões pela obra, David desiste do T6 e deixa Viver Melhor sem opção

Em relação à construção uma parada com ar-condicionado, a doméstica afirmou que o plano do prefeito David Almeida não irá dar certo, uma vez que as estações podem se tornar alvos de criminosos. “Pode durar um mês, dois meses, mas depois o pessoal vai querer furtar as coisas”, disse. Josimara ainda ressaltou que o plano pode colocar em risco a segurança da população por conta dos assaltantes. “Se for uma parada fechada vai ficar arriscado para a gente”, comentou.

Do outro lado da avenida, a doméstica Jeane Tavares, tentava pegar um ônibus enquanto dividia espaço com uma grande quantidade de lixo. Além dos dejetos, a estação de cimento foi construída em cima de um barranco e não teve o acabamento feito de maneira correta, o que pode causar prejuízos a saúde da população e acidentes.

Foto: Márcio Silva / Portal AM1

“É péssimo o retorno do serviço oferecido pela prefeitura em relação a estrutura das paradas de ônibus. Eu fico indignada por causa dessa situação. Vamos para as paradas dos ônibus e estão desse jeito, abandonadas”, desabafou.

Apesar do lixo e do barro no local, a doméstica disse que existem estações em situações piores espalhadas por Manaus. “Tem paradas que não tem onde se proteger da chuva, é lama, é chuva, é sol”, contou.

Leia mais: David Almeida causa aglomeração para comemorar 2 milhões de doses aplicadas em Manaus

Aguardando há mais de uma hora, Jeane afirmou que os ônibus que passavam pela parada não paravam, mesmo com os usuários fazendo sinal para que o coletivo parasse. Depois de muita espera, ela desistiu e pegou carona com uma conhecida.

Luxo vs Plebe

Na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, foi construída uma das paradas de ônibus mais caras da cidade. Foi desembolsado mais de R$ 200 mil para a obra, com direito a som ambiente, wi-fi e porcelanato. Obra de Arthur Neto.

O ponto de ônibus caríssimo da administração do ex-prefeito continua deixando a população vulnerável ao sol e à chuva, dependendo da força de ambos. Com uma grande estrutura, os usuários relataram ao Portal Amazonas 1 sobre a demora e a falta de segurança nas paradas.

Foto: Márcio Silva / Portal AM1

“Se fosse coberta atrás com vidro, por exemplo, ia ficar bom. Foi uma obra paga pelos próprios cidadãos com mil e uma promessas, mas não aconteceu aquilo que foi prometido no começo”, afirmou um estudante que preferiu não se identificar.

Ao lado da estação luxuosa, existem ainda paradas de ônibus sinalizadas em uma placa. À noite, quando a orla é mais movimentada, a população forma uma fila para pegar o transporte. Porém, em dias chuvosos, os usuários precisam se aglomerar de baixo da parada luxuosa para não tomar chuva.

Leia mais: Rodrigo Guedes critica colegas da CMM por novo anexo de R$ 40 milhões

Foto: Márcio Silva / Portal AM1

Pontos abandonados

As paradas de ônibus de vidro e de cimento são as mais utilizadas em Manaus. Porém, ainda existem paradas de ônibus que foram construídas em administrações antigas que, ainda sim, estão em funcionamento, mesmo abandonadas e sem revitalização.

De acordo com relatos de internautas, a parada de ônibus conhecida como “casca de ovo” foi construída nos anos 80. Depois de 40 anos, a estrutura continua de pé no Distrito Industrial, zona Leste de Manaus.

Leia mais: Por causa do 7 de setembro, vereadores decidem tirar 11 dias de folga em Manaus

Apesar de ser uma relíquia na cidade, a parada de ônibus está abandonada e sem revitalização. Além disso, a localização dela fica em uma região afastada da avenida principal, em uma rua sem movimento e com poucos postes de iluminação.

Foto: Márcio Silva / Portal AM1

Outra parada de ônibus conhecida pelos manauaras é a de estrutura com telhado marrom. Apesar desse ponto ainda ser bastante visto pela cidade, as estruturas dessas paradas são antigas. Muitas delas, não receberam reforma ou os devidos cuidados para oferecer comodidade ao usuário. Estão cheias de goteiras.

Mesmo com o telhado do ponto de ônibus sendo grande, a população ainda fica exposta ao sol e a chuva, pelo fato da parada ser aberta e permitir com que esses fatores atinjam o usuário com facilidade.

Foto: Márcio Silva / Portal AM1

Rival da Prefeitura

Em caminho diferente ao da Prefeitura de Manaus, a parada de ônibus construída pela Faculdade Fametro oferece uma ampla cobertura aos alunos. Moderna e segura, a obra do ponto de ônibus foi arcada por conta própria e é um choque de realidade no que se refere a estrutura das paradas arquitetadas pela prefeitura.

O universitário Matheus Silva comentou que as paradas de ônibus não possuem uma boa infraestrutura para que o usuário possa aguardar o transporte com segurança, diferente do ponto construído pela unidade de ensino.

Leia mais: TCE dá cinco dias para empresa de cimento explicar venda de R$ 3,6 milhões para a Prefeitura de Manaus

“A parada de ônibus aqui é iluminada, por exemplo. Muitas paradas de ônibus são escuras e o usuário fica propício a ser roubado”, explicou. “Uma parada assim é boa, porque é iluminada, ela tem ventilação, ela oferece um conforto que pode ser classificado como digno”, continuou o universitário.

Foto: Márcio Silva / Portal AM1

Sobre a nova proposta do prefeito David Almeida de construir paradas de ônibus com ar-condicionado, Matheus afirmou que o custo seria muito alto e a verba poderia ser utilizada para reformar outros pontos de ônibus espalhados por Manaus, além de ser distribuído para a saúde e educação.

“Seria um custo a mais com eletricidade, renovação e tecnologia em uma só parada de ônibus iria custar muito para a cidade”, disse.

Leia mais: Irregularidades em UBSs no interior do AM são alvo de investigação do MP

Matheus ainda comentou que as paradas de ônibus mais sofisticadas ficam em avenidas mais movimentadas ou bairros mais nobres de Manaus. Com isso, os pontos de ônibus dentro dos bairros da cidade acabam sendo esquecidos ou abandonados pela gestão municipal.

“O visual da área nobre faz com que a prefeitura construa paradas mais sofisticadas ali e ignoram as outras pessoas. Eles focam apenas naquelas pessoas em que moram nos bairros de renome e deixam as pessoas de baixa renda à mercê do sol e da chuva”, declarou.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter