Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cidades

TCE admite representação que pede suspensão de licitação em Novo Airão

TCE admite representação que pede suspensão de licitação em Novo Airão

Município de Novo Airão (Reprodução)

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) admitiu uma representação com pedido de medida cautelar contra o prefeito do município de Novo Airão, Rosivaldo Souza dos Santos (Rede), que pede a suspensão de um procedimento licitatório com o objetivo de contratar empresa para construção de escola com seis salas de aula e quadra poliesportiva na comunidade rural km 40, São Domingos por suspeitas de irregularidades. A informação está publicada no Diário Oficial do Tribunal, do dia 25 de outubro.

A informação foi publicada no Diário Oficial do TCE. (Foto: Reprodução)

A representação é de autoria do segundo colocado nas eleições municipais de 2016, Roberto Frederico Paes Júnior, nas quais ‘Massarico’ (Rosivaldo) saiu vencedor. No documento, o autor da ação pede a suspensão do procedimento licitatório, que originou a contratação da empresa Malbec Serviços da Construção Ltda – ME, com valor global de R$ 1.727.427,48 milhão, mesmo depois do processo ter sido cancelado no dia 3 de agosto deste ano devido a irregularidades encontradas pela Procuradoria do município.

O texto da ação explica ainda que no dia 16 de outubro, foi publicado no Diário Municipal um despacho o qual adjudicou e homologou a Concorrência Pública nº 001/2018-CPL em favor da ganhadora da licitação. Frederico frisa no seu pedido que o processo licitatório “atenta contra os princípios constitucionais da isonomia, moralidade, legalidade, probidade administrativa e outros princípios atinentes à Lei de Licitações”.

De acordo com o relator do processo, conselheiro Alípio Filho, os requisitos de admissibilidade do pedido foram preenchidos, e por esse motivo deu provimento à ação. Em relação ao pedido de medida cautelar, o relator concedeu prazo de cinco dias para que a prefeitura da cidade apresente justificativas ante aos fatos narrados no processo.